Cameraventures
Save Analog Cameras logo

Em que sítios os fotógrafos analógicos reparar o seu material fotográfico? - Portugal

(Article in English)

Há cerca de cinco meses atrás a equipa da Cameraventures lançou o projecto #saveanalogcameras, com o objectivo de perceber se a fotografia analógica ainda se encontra viva entre os fotógrafos e consequentemente entender o seu futuro.

Durante o processo de recolha de dados foram entrevistados cerca de 170 fotógrafos portugueses que ainda hoje fotografam com película fotográfica.

Uma das mais importantes questões com que este projecto se deparou, foi sem dúvida em relação à realidade das revisões e reparações do material fotográfico. Uma vez que estamos a falar de material antigo e muitas vezes frágil, se não tiverem uma boa intervenção, o seu futuro pode estar comprometido.

O afastamento dos fotógrafos do meio analógico pode também ser colmatado através da resolução de questões como estas, pois ao estabelecer uma rede competente de profissionais que prestem estes tipos de serviço, a viabilidade da utilização do filme passa a ser bastante positiva.

Em termos da realidade portuguesa existe uma grande quantidade de pessoas que reparam o seu material em lojas locais, muitas das vezes nas lojas onde compraram, uma vez que as lojas de venda de material analógico em Portugal oferecem um serviço de reparação competente.

Ainda assim existe uma quantidade significativa que realizam este tipo de tarefas por eles próprios, e que oferecem também os seus serviços através de fóruns da especialidade.