Cameraventures
Save Analog Cameras logo

Onde os utilizadores de fotografia analógica compram filme? - Brasil

(Article in English)

Há cerca de cinco meses atrás a equipa da Cameraventures lançou o projecto #saveanalogcameras, com o objectivo de perceber se a fotografia analógica ainda se encontra viva entre os fotógrafos e consequentemente entender o seu futuro.

Durante o processo de recolha de dados foram entrevistados cerca de 100 fotógrafos brasileiros que ainda hoje fotografam em filme.

A compra de filme é algo que não possui uma ponderação tão forte no momento de escolha do vendedor como ao comprar uma câmera ou uma objectiva.

Muitos factores contribuem para isso, o preço é logicamente um deles, sendo o filme muito mais barato do que uma câmera ou objectiva, a experimentação em torno dos diferentes filmes é outro factor a ter em conta, uma vez que por vezes só se consegue encontrar certo tipo de filme através de um certo vendedor.

A procura por filmes expirados tem levado a que muitas das vezes, em nome da experimentação e busca de resultados diferentes, os utilizadores saibam que estão a comprar um filme sem garantias de bons resultados, o que faz com que o acto de comprar filme seja, não diria mais impulsivo, mas sim uma descoberta de novos resultados e situações.

Outra das situações que leva os consumidores a adquirir filmes expirados é sem duvida a aquisição de equipamento para o qual já não é fabricado filme, o que leva a consequentemente os utilizadores terem de adquirir o que ainda se encontra disponível no mercado e que, na maioria das vezes, já se encontra expirado.

Em relação aos locais de compra de filme pelos fotógrafos analógicos brasileiros a preferência destes divide-se em dois grupos: os que compram em lojas locais em pessoa e os que compram em lojas online. Contudo a percentagem de utilizadores que compram em lojas locais é bastante mais elevada ultrapassando os 60%.

Existe ainda um grupo de pessoas que opta pelo valor mais barato, independentemente de comprar a uma loja online ou um loja local, o seu critério é o preço praticado.