Cameraventures
Save Analog Cameras logo

Em que sitios os utilizadores de filme compram o seu material analógico? - Brasil

(Article in English)

Há cerca de cinco meses atrás a equipa da Cameraventures lançou o projecto #saveanalogcameras, com o objectivo de perceber se a fotografia analógica ainda se encontra viva entre os fotógrafos e consequentemente entender o seu futuro.

Durante o processo de recolha de dados foram entrevistados cerca de 100 fotógrafos brasileiros que ainda hoje fotografam em filme.

A questão de adquirir material de fotografia analógica muitas das vezes é um verdadeiro problema para quem se está a iniciar neste tipo de fotografia.

Uma das palavras-chave no que toca ao momento da aquisição/compra é: Confiança; isto porque uma vez que já não são fabricadas as clássicas câmeras analógicas, a compra irá quase sempre recair sobre um artigo usado, e consequentemente, com algum desgaste, limitações, etc.

A confiança é então uma arma muito forte no que toca à realização de compra e venda deste tipo de material, uma loja ou vendedor que forneça este tipo de material e que para além disso ofereça um serviço de reparação, revisão e até algumas breves explicações acerca da utilização do equipamento será com toda a certeza um referência no que diz respeito à aquisição de material, pois ele transmite a tal Confiança, o que faz com que o utilizador saiba que não comprará material que seja obsoleto, ou que no futuro, caso algo possa deixar de funcionar em condições, o utilizador sabe a quem se dirigir para um reparação.

Ainda assim no Brasil, durante o levantamento de dados, percebeu-se que muitos dos utilizadores utilizam plataformas online para adquirir o seu material analógico, como por exemplo o eBay, Facebook ou até mesmo fóruns. Contudo a grande maioria prefere a ideia de comprar em pessoa, numa loja local onde possa ter um contacto pessoal e directo com o vendedor, o que reforça a ideia de confiança.